Pages

domingo, 22 de setembro de 2013

Tempestade com ventos de até 107 km/h atinge Londrina, diz Simepar

Vendaval destelhou casas e derrubou postes e árvores, segundo bombeiros.
Cambé, Ibiporã e Japurá também foram atingidas pelas fortes chuvas.

Do G1 PR, em Maringá

Uma tempestade com ventos de até 107 km/h atingiu Londrina na tarde deste domingo (21), segundo o Instituto Tecnológico Simepar. O vendaval durou aproximadamente 10 minutos e foi mais intenso na região sul do município, nos locais próximos ao Aeroporto Governador José Richa,  ainda conforme o Simepar.
Várias casas foram destelhadas, conforme o Corpo de Bombeiros. O vento também derrubou postes, árvores e galhos – muitos, em cima de carros. Ainda houve registros de quedas de energia em avenidas centrais de Londrina, como a Tiradentes. Os números exatos dos danos, no entanto, ainda não haviam sido contabilizados pelos bombeiros até as 15h30 deste domingo.
"A mudança brusca de temperatura é o maior causador dessas tempestades. A chegada de uma frente fria repentinamente, a locais com bastante calor, como Londrina, provoca a queda de pressão e, por consequência, os ventos fortes", explica o metereologista do Simepar Samuel Braun.
Em Ibiporã, também no norte do estado, pelo menos 30 casas foram destalhadas pelos vendavais, segundo o Corpo de Bombeiros, que está distribuindo lonas para cobrir as moradias. Os bombeiros de Cambé, município vizinho a Londrina, disseram que receberam pelo menos 150 ligações relacionadas à chuva neste domingo. Por lá, também houve destalhamentos e quedas de árvores – os bombeiros, porém, também não haviam contabilizado os prejuízos até as 15h30.
O Simepar ainda registrou chuva de granizo em Japurá, no noroeste do estado, no início da tarde deste domingo. A previsão, segundo o instituto, é de que mais tempestades atinjam as regiões norte e noroeste do Paraná até a manhã de segunda-feira (23). "A chance é muito grande de que haja mais tempestades nas regiões norte e noroeste, já que são áreas com muita mudança de temperatura. Vem mais granizo por aí", afirma Braun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário