Pages

domingo, 25 de maio de 2014

Jovem desiste de baile de formatura e entra para 'top 10' de inovação

Lorrana Scarpioni está na lista dos dez jovens brasileiros mais inovadores.
Empreendedora criou rede colaborativa de troca de tempo.

Thais KaniakDo G1 PR
61 comentários
Lorrana Scarpioni está de mundança para a Escócia, onde vai participar de um programa de aceleração do Reino Unido (Foto: Rogério Silva)Lorrana Scarpioni criou a rede colaborativa Bliive, que funciona a base da troca de tempo e de conhecimento (Foto: Rogério Silva)
Em vez de guardar dinheiro para o baile de formatura, a jovem Lorrana Scarpioni, de 23 anos, preferiu usar o valor que desembolsaria na festa para investir em uma ideia: uma rede colaborativa, o Bliive, que funciona na base da troca de tempo e de conhecimento. Em um ano, a plataforma já tem 23 mil usuários em 70 países.
Ao se cadastrar, o usuário automaticamente ganha um crédito de cinco horas, chamado de TimeMoney – a moeda da rede. Com essa moeda, o usuário começa a "comprar" conhecimento de outras pessoas. Por exemplo, você oferece uma hora de aula de italiano e em troca, recebe-se um TimeMoney, que servirá para adquirir o "conhecimento" de outros usuários da rede. O cadastro no Bliive pode ser feito por e-mail ou pela conta no Facebook.
Trocar é uma experiência boa. É bom sair da zona de conforto e usar a colaboração para conhecer gente"
Lorrana Scarpioni, criadora do Bliive
Para a jovem inovadora, o papel da ferramenta é mostrar o valor das pessoas. “O conhecimento que o usuário tem em origami e que ninguém que ele conhece valoriza, outra pessoa do outro lado da cidade vai se interessar, e o usuário vai ver que tem valor. Cada pessoa vai perceber que cada coisa é importante, tem seu valor, e vai compartilhar”.
Além disso, Lorrana também acredita no benefício de tirar o usuário de casa, fazer com que ele saia da frente do computador e conheça outras pessoas por meio da colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário