Pages

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Garota supera obesidade, bullying e doença ocular por sonho de ser miss


Esta menina virou uma miss! Duvida?
A miss Barra Mansa 2012, Maíra Bullos, 22, resolveu dividir com os internautas um pouco de sua impressionante trajetória rumo aos concursos de beleza. Olha, dava para virar um filme bem emocionante, viu? Cata o lencinho aí antes de ler o post!
A jovem, que no ano passado disputou o Miss Rio de Janeiro 2012, vencido por Rayanne Morais, escreveu em seu blog sobre alguns dos obstáculos que teve que vencer para realizar seu sonho de ser uma rainha da beleza: obesidade, bullying, uma grave doença ocular e a oposição do namorado.
Os problemas de Maíra com a balança começaram, ironicamente, por ela ser muito magra quando criança. Aos 7 anos, era tão seca que a avó, desesperada, começou a entupir a menina de remédios para engordar, tudo às escondidas.
O resultado não demorou: aos 12 anos, Maíra já pesava bem mais do que 80 kg — nem sabe exatamente quanto, pois fugia da balança. Ela escreve a respeito:
— Passei a minha fase de pré-adolescência e parte dela assim, baranguinha, meio deslocada. No começo, tentava fingir que minha aparência não importava tanto, compensava na inteligência. Ganhei diversos prêmios na escola. Mas só isso não bastava. Via minhas amiguinhas com paquerinhas, e os meninos nem olhavam pra mim. Lembro que um menino quando descobriu que eu gostava dele me xingou na frente do prédio inteiro, porque pra ele era uma ofensa alguém como eu gostar dele.
69054 357518621003278 348220388 n Garota supera obesidade, bullying e doença ocular por sonho de ser miss
Baba, baby! Imagina se o tal vizinho da Maíra vê como ela está hoje
Maíra era fã da atriz Sandra Bullock e queria ser igual à estrela no filme Miss Simpatia, em que ela passa de patinho feio a cisne:
— Me imaginava desfilando ao som de One in a Million, com um buquê na mão, dando tchauzinho pra todo mundo. (...) Foi meu filme preferido durante muitos anos.
MissCongeniality09 1024x576 Garota supera obesidade, bullying e doença ocular por sonho de ser miss
"You're one in a million/ You're once in a lifetime/ You made me discover one of the stars above us"... Sandra Bullock no filme Miss Simpatia, que marcou a vida de Maíra
Desde criança Maíra tinha vontade de participar do concurso de beleza da escola dela, o Garota Sabec. Aos 12 anos, mesmo gordinha, ela pediu que a família dela a deixasse participar.
— Eles foram sinceros, mas duros comigo. Onde já se viu uma gorda participar de um concurso de beleza? Eu ia virar motivo de riso para as outras pessoas, dar mais um motivo para caçoarem de mim. Eu lembro que chorei muito, tenho até hoje rabiscada nas páginas de um diário da época a tristeza que eu senti. Mas eles não entendiam que era meu sonho, não importava o resultado, não importavam as chacotas. E naquela época não tinha isso de que as plus-size também são mulheres tão dignas quanto qualquer magrela. Gorda era gorda e devia ficar na sua e pronto. Hoje, esse pensamento mudou bastante eu fico feliz que seja assim. Não acho que deva existir um padrão de beleza, acredito que ela venha em variadas formas, cores e tamanhos e que as mulheres são lindas, sem exceção, apenas por serem quem são.
A grande virada de Maíra aconteceu em 2004, aos 14 anos, depois que a situação chegou num ponto insuportável:
— Comprar roupas tornou-se algo impossível, era uma tortura, eu odiava, chorava para não ir. Calças jeans 48 não me serviam mais. Eu não saía mais de casa, só ficava no quarto, no escuro, sozinha, pensando coisas ruins e que eu não servia pra nada. Lembro-me até hoje da minha mãe entrando no quarto, acendendo a luz e dizendo que não conseguia mais me ver daquele jeito, que eu iria, nem que fosse obrigada, caminhar com ela. Ela não precisava, ela era magra, mas me acompanhou todos os dias, quilo por quilo, semana após semana e assim eu perdi quase 30 kg. No começo ela ia na frente e eu ia de braços cruzados atrás, emburrada. Eu jamais seria quem eu sou hoje sem o apoio da minha mãe.
bullock choro Garota supera obesidade, bullying e doença ocular por sonho de ser miss
Já tá chorando? Calma que tem mais
Ela acrescenta:
— Comecei a trocar os alimentos gordurosos por sanduíches naturais, refrigerante por sucos e aos poucos fui mudando a minha alimentação. Posso dizer que não fiz uma dietarigorosa, apenas reeduquei minha alimentação.
Aos 15 anos, Maíra finalmente tentou ser a garota Sabec. Não venceu, mas valeu a pena:
— Me aplaudiram tanto, gritaram tanto! Pessoas que eu nem conhecia se viram indignadas porque eu perdi.
Natália Guimarães
Logo Maíra ia sentir também a mesma indignação ao assistir pela primeira vez a um concurso de miss, pela TV: o Miss Universo 2007, onde Natália Guimarães foi vice.
— Passei a admirá-la e tê-la como referencial de beleza. Não teria como escrever sobre meu sonho de miss sem citar a Natália, pois ela fez nascer esse sonho no coração de muitas jovens. Comigo não foi diferente, me deu vontade de estar ali também, de levar uma faixa junto ao peito. Se um dia eu vier a conhecê-la, gostaria muito de abraçá-la e dizer "Meu sonho começou com você, com o seu sonho, e você não sabe como isso transformou a minha vida em aspectos que nem eu mesma poderia imaginar, muito obrigada".
img1250117.155502 738x1024 Garota supera obesidade, bullying e doença ocular por sonho de ser miss
Natália Guimarães (foto) foi a inspiração para Maíra Bullos entrar no mundo miss
No ano seguinte, Maíra foi a uma agência de modelos em Niterói. Quando o dono da agência viu a morena, achou que ela tinha jeito para miss.
— Foi aí que passei a me interessar mais pelos concursos. Meu sonho passou a ser um dia estar no Miss Rio de Janeiro. Comecei querendo representar a minha cidade e achei que isso bastaria, hoje tenho vontade de chegar muito mais longe e sei que vou conseguir.
Novo drama: doença no olho
Um mês depois da visita à agência de modelos, Maíra se deparou com um novo desafio: uma doença grave a fez perder grande parte da visão do olho direito. Ela foi submetida às pressas a uma cirurgia delicada, para não perder o resto de visão que ainda tinha.
A cirurgia deu surpreendentemente certo, mas ainda havia a recuperação: a garota passou três meses deitada na cama, sem poder usar travesseiro ou mudar de posição, e sempre no escuro, 24 horas por dia. Ela conta que mal conseguia abrir o olho e, quando conseguia, via que a parte branca (esclerótica) estava escura devido ao sangue.
Nesta altura, ela já estava namorando (o relacionamento dura até hoje). A bela contou só para o Tudo Miss:
— Ele foi um anjo para mim. Quando não podia estar perto, ficava no telefone comigo o dia inteiro, para eu não me sentir tão sozinha, e ver o tempo passar mais rápido.
Maíra conta que chegou a perder 90% da visão do olho direito, mas a recuperação foi excelente e hoje ela consegue até ler letras pequenininhas.
Recuperada, em 2009 Maíra enfim procurou a organização do Miss Rio de Janeiro. Correu atrás de fazer os ajustes e tratamento de que precisaria para competir, e a dedicação foi tanta que a garota acabou virando uma missóloga (uma fã ou "estudiosa" do mundo miss):
— Assisti a todos os concursos que pude, decorei os nomes de todas as misses que gostava, participei de fóruns sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário