Pages

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Idoso de Jussara é a 14ª vítima de dengue no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais uma morte por dengue no Paraná. De acordo com o boletim divulgado segunda-feira (20), a vítima foi um idoso de Jussara, na região Noroeste do Paraná. Quatorze pessoas morreram pela doença desde agosto do ano passado, quando começou o ano epidemiológico.
Segundo o relatório, o paciente tinha 67 anos e fazia tratamento contra problemas cardíacos. Além desse agravante, a Sesa informou que a vítima teria demorado três dias para procurar atendimento médico. Esta foi a segunda morte ocorrida por dengue em Jussara e na regional de Cianorte. Também foram registradas mortes nas regiões de Campo Mourão (8 casos), Maringá, Umuarama, Paranavaí e Londrina (uma cada).
Dentre os 14 mortos, 10 tinham mais de 60 anos. Para o médico da Sesa Enéas Cordeiro, a maior letalidade entre idosos pode estar ligada à procura tardia de atendimento médico após os primeiros sintomas de dengue. “A evolução do quadro clínico do paciente varia de acordo com cada pessoa. Contudo, com os idosos é preciso ter um cuidado maior porque a saúde deles poder estar debilitada e o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento”, explicou em entrevista para a Agência Estadual de Notícias (AEN).
Outro fator comum entre a maioria dos óbitos no Paraná é a existência de comorbidade, ou seja, a presença de outra doença que pode ter contribuído para o agravamento do quadro clínico do paciente.
Regiões Noroeste e Centro-Oeste já somam mais de 30 mil casos de dengue
As regiões Noroeste e Centro-Oeste do Paraná já superaram a marca de 30 mil casos de dengue confirmados. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desde agosto do ano passado - quando começou o ano epidemiológico -, as regionais de Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí e Cianorte já registraram 32.087 casos das 40.688 confirmações do Paraná.
A cidade de Paranavaí foi a que registrou o maior número de casos (10.327), seguida por Peabiru (2.360) e Campo Mourão (2.337). Já os municípios com maior número de casos notificados (suspeitos) foram Paranavaí (10.655), Campo Mourão (6.485) e Londrina (5.962).
De acordo com o novo boletim, apenas seis municípios do Paraná apresentam incidência epidêmica neste mês de maio: Santa Inês, Santo Antônio do Caiuá, Tamboara, Douradina, Icaraíma e Francisco Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário