Pages

terça-feira, 16 de abril de 2013

PL concede título a Albertina Duarte Takiuti

A Câmara de Faxinal aprovou, no dia 1º de abril, o Projeto de Lei (PL) nº 026/2013 que concede Título de Cidadã Honorária Faxinalense à doutora e mestre em Ginecologia, Albertina Duarte Takiuti. A propositura é de autoria do vereador e atual presidente do Legislativo, Paulo Vitor Portela (PDT), e tem o intuito de homenagear Albertina em virtude de todas as suas contribuições na área da saúde, principalmente, por viabilizar a implantação do Programa Saúde do Adolescente no município. 

         Segundo Paulo, Albertina é médica da Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e responsável pelo Ambulatório de Ginecologia da Adolescência. Ela também coordena o Programa Saúde do Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo desde 1986. “O seu trabalho tornou possível a criação de 28 Casas do Adolescente no estado de São Paulo, sendo que, cada uma dessas unidades atendem de 100 a 200 adolescentes por dia”, expõe. Conforme ele, no mês de abril, Faxinal inaugurará a primeira Casa do Adolescente do Paraná e Albertina foi fundamental para viabilizar tal implantação. “Ela já esteve aqui em Faxinal para dar um treinamento aos nossos profissionais da saúde e, além disso, nos recebeu muito bem na cidade de São Paulo, não poupando esforços para nos ajudar em tudo o que precisamos”, salienta o presidente. 


         ATUAÇÃO PROFISSIONAL

         Albertina nasceu no dia 2 de março, na cidade de Leiria, em Portugal. Atualmente, mora na capital paulista. Os trabalhos desenvolvidos por ela são de relevância internacional. A médica é consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde para assuntos da Adolescência. Já foi homenageada, entre outros, pela Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa de São Paulo e Câmara Municipal de São Paulo. Em 2005, esteve entre as 52 mulheres brasileiras eleitas para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz. 


         ENTREGA DE TÍTULO

         A entrega do Título de Cidadã Honorária Faxinalense à doutora Albertina ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Faxinal, no dia 12 de abril, a partir das 19h. O evento será aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário