Pages

sábado, 20 de abril de 2013

Preso em delegacia superlotada usa celular para postar em rede social

Policia só percebeu irregularidade dias após o início das publicações. Carceragem com capacidade para 24 detentos abriga 120, em Londrina.

Clique para Ampliar
Um detento do 5º Distrito Policial de Londrina, no norte do Paraná, terá de responder um processo administrativo por usar um aparelho celular de dentro da carceragem. Ele utilizou a internet móvel para acessar o Facebook, postar fotos e comentar detalhes da rotina da cadeia. A prática durou alguns dias, até que a polícia descobrisse a irregularidade.

O 5º Distrito Policial de Londrina está superlotado. Atualmente, 120 presos ocupam o espaço que deveria ser compartilhado por, no máximo, 24 pessoas. O excesso faz com que os policiais deixem as celas destrancadas, liberando o acesso dos detentos aos corredores. Segundo a polícia, a prática acaba dificultando o controle de entrada de celulares e outros objetos na carceragem.

Nas postagens, o preso fala sobre as condições da cela e comenta amenidades, como o dia em que ele se preparava para fumar. Amigos dele também comentam as publicações, se referindo ao detento como “terrível” e “aliado”, além de dizerem que “a liberdade vai chegar logo”. O detento tem passagens por roubo, receptação e adulteração de veículos.

A polícia ainda investiga a origem do celular, que até a publicação desta reportagem não havia sido encontrado. Segundo o delegado Márcio Amaro, os aparelhos costumam entrar nas delegacias através de familiares, ou agentes públicos que se corrompem. “Um dos grandes problemas da instituição policial e do sistema prisional é essa comunicação via aparelho celular”, lamentou.

A lei atual não prevê nenhuma punição mais severa para o uso de celular dentro da cadeia, apenas para quem repassa o aparelho. Nestes casos, a pena é de até um ano de prisão. O novo Código Penal, que ainda está discussão no Congresso, pode incluir o uso também como prática criminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário