Pages

terça-feira, 16 de abril de 2013

Projeto Casa do Adolescente passa a ser realidade em Faxinal


Uma experiência de grande sucesso em outros estados do país é o que começa a se tornar realidade no município de Faxinal, ao ser dado na última semana, um passo importantíssimo para implantação da Casa do Adolescente. O projeto na sua concepção está integrado com o programa saúde do adolescente na rede pública municipal, aprovado ainda no ano de 2012 pelo legislativo faxinalense. Trata-se de uma iniciativa de mais de duas décadas, onde nestas casas, uma equipe multidisciplinar como médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistente social, enfermeiras, educadores e arte educadores. Temas importantes como tirar dúvidas sobre o seu corpo, a sexualidade, gravidez precoce, ainda ocorre uma grande abordagem em aspectos de ordem física, psicológica e sociais, tornando a casa do adolescente um lar para os jovens que precisam dela.

Nada mais nada menos do que a Mestre e Doutora Albertina Duarte Takiuti, vem enriquecer a implantação do projeto, ela que é uma das mais renomadas profissionais no trato de questões do adolescente, professora da Universidade de São Paulo e também coordenadora do programa “Saúde do Adolescente”, tendo uma experiência na condição de ter implantando 26 casas do adolescente, somente no estado de São Paulo.

Trata-se de um projeto que foi muito recomendado pelo prefeito Adilson Silva Lino, foi formado um grupo de trabalho constituído com a finalidade específica de avançar na sua implantação, tem a coordenação do secretário de Saúde Francisco Alfredo Ferreira, ainda o próprio presidente do legislativo municipal, Paulo Vitor Portela, também tem trabalhado forte em toda legislação municipal, necessária ao andamento do mesmo.

- “Ter a Doutora Albertina como madrinha de um projeto de tamanha importância, uma profissional reconhecida internacionalmente, onde ocorre a oferta de uma enorme gama de atenção as questões do adolescente, constitui um cenário de facilidades para o sucesso das ações necessárias. Esta é a primeira de várias etapas, com o projeto implantado e delineadas as suas competências, as portas se abrem para a busca de recursos, o propósito é formarmos aqui uma das referências em assuntos da área do adolescente” concluiu o RAl, em reunião  que contou com uma enorme participação de interessados, tanto da área governamental quanto da sociedade civil organizada.

A noite de sexta-feira(12) foi reservada para que a Doutora albertina, no Plenário da Câmara Municipal, em sessão especial, ainda com a participação de vereadores e inúmeras lideranças, fosse homenageada com o recebimento do título de Cidadã Honorária.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário